POWER PLATE

Como estou fazendo (e adorando), escolhi essa matéria que explica do que se trata "esse tal" Power Plate.

A moda do Power Plate: saiba como funciona o aparelho popularizado por Madonna


A moda do Power Plate, aquela plataforma vibratória em que são realizados exercícios físicos, se popularizou por conta de Madonna e hoje faz parte do treino de quem quer manter a forma.
Na verdade, o mecanismo do aparelho já é antigo. Ele foi desenvolvido na antiga União Soviética para treinamento de astronautas que voltavam do espaço com debilidade de massa muscular e não conseguiam ficar muito tempo no espaço. Aos poucos, percebeu-se que as vibrações davam resultado e aumentavam a densidade óssea. A partir disso, mas claro que com uma vibração mais aprimorada, surgiu o Power Plate, que hoje é usado para ginástica e fisioterapia.
Veridiana Moraes d'Avila é fisioterapeuta e master training de Power Plate da Reebok Sports Club e contou que o aparelho acelera nove vezes mais o ganho de tônus muscular do que a musculação tradicional. "A musculação tradicional trabalha uma musculatura isolada e tem uma contração por 3 ou 4 segundos. Já o Power Plate trabalha vários músculos (por conta das vibrações constantes) e tem 20 a 50 vezes por segundo de contração. Além disso, a musculação tradicional tem o recrutamento de 60% das fibras musculares, enquanto o Power Plate 90%".
Ao mesmo tempo em que aumenta a musculatura e a deixa mais evidente, também ajuda a reduzir medidas. Como a contração dos músculos é intensa, há um gasto calórico importante. Para se ter uma ideia, é possível perder entre 200 a 250 calorias por 12 minutos praticando exercício no Power Plate. Mas é claro que isso vai depender do nível que você estiver. "Como as vibrações emitidas pelo Power Plate são estímulos que as pessoas não estão acostumadas, elas precisam primeiro passar por um período de adaptação para se familiarizar com o equipamento. Portanto, as duas primeiras semanas são mais básicas, com exercícios mais fáceis e sem repetição de movimento. Quando as pessoas já estiverem mais adaptadas, começam os exercícios mais dinâmicos, com aumento da repetição dos movimentos. E é nessa fase que o gasto calórico é maior", explica Veridiana, que ainda completa que a coordenação e o equilíbrio também são estimulados.
Os benefícios que o aparelho traz para o corpo não se limitam a questão estética. A prática do Power Plate também aumenta a densidade óssea, prevenindo osteoporose, estimula alterações hormonais, diminuindo o hormônio do estresse e aumentando GH (hormônio do crescimento) e testosterona, além de melhorar o processo de reposição celular. Como se não bastasse, ainda melhora o sistema circulatório e linfático. "Como as contrações são muito intensas, o músculo tem uma necessidade aumentada de nutrientes e com isso, há um aumento da circulação sanguínea", afirma a fisioterapeuta.
O Power Plate também é muito usado para fisioterapia e tratamento de lesionados medulares, esclerose múltipla, mal de Parkinson e lesões ortopédicas. Mas atenção, é contra-indicado para quem usa marca-passo, para mulheres grávidas e para quem sofre com labirintite.
No equipamento é possível fazer uma série de exercícios para pernas, glúteos, braços e abdomen. Ele pode ser usado, no máximo, três vezes por semana, durante 30 minutos cada aula e os resultados são visivelmente percebidos entre o 1º e o 3º mês.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPRESSÕES PESSOAIS

Para mim, o que fica mais evidente enquanto faço exercícios no Power Plate é o aumento da circulação sanguínea, sou exagerada em tudo o que faço e com essa maquininha não seria diferente então, coloco logo na potência mais alta e faço minhas sequências, sinto absolutamente tudo vibrando muito.
Antes de voltar pra academia, quando eu fazia um pouco mais de caminhada sentia tudo coçando (creio que isso seja devido ao aumento da  circulação sanguínea) e no plate essa sensação é muuuito acentuada. Nas primeiras vezes é até um pouco desagradável. Agora já me acostumei e, estou adorando, faço um pouco todos os dias, geralmente 3 sequências de 30 segundos de abdominais e agachamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímida (o), deixe seu comentário!!! Vou ficar super feliz ;-D