segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DIETA DESINTOXICANTE

Segue uma sugestão para começar o Ano Novo!!!

Eu experimentei e adorei!!!!

Dieta Desintoxicante: Serve para perder peso?


Após muita festança e alguns exageros na alimentação e nas bebidas alcoólicas, a dieta mais procurada nesta época é a dieta de desintoxicação, também conhecida como depurativa ou desintoxicante. Esta dieta, consiste na privação de contato com toxinas. A principal finalidade da desintoxicação é a renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo. A eliminação das toxinas acontece diariamente, mas se os hábitos alimentares, e de vida forem inadequados, é possível que o corpo comece a acumular resíduos tóxicos.
A desintoxicação ocorre principalmente no fígado e no intestino. A eliminação das toxinas se dá através da urina, das fezes, do suor e da respiração, e é influenciada por alguns fatores como a genética, a idade, o uso de medicamentos, estilo de vida e alimentar, dentre outros.
Altamente consumidos, os alimentos industrializados são ricos em toxinas (xenobióticos), que são substâncias consideradas estranhas ao organismo, que geralmente não são produzidas pelo nosso corpo ou são substâncias orgânicas que estão em excesso. Estas toxinas, por vezes são adicionadas propositalmente para melhor conservação do alimento ou para coloração (corantes), e por vezes essa contaminação não propositalmente, pode se dar pelo tipo de embalagem ou recipiente em que são armazenadas.  Estes xenobióticos podem ser nocivos ou não (como por exemplo, fitoestrogenos, vitamina D ou C, entre outros). Alguns exemplos mais comuns de xenobióticos nocivos a saúde são os agrotóxicos, produtos cárneos onde hajam resíduos hormonais e antibióticos, o álcool,  corantes, plásticos, alguns adoçantes, alumínios (resíduos de panelas, utilização incorreta de utensílios e embalagens), entre outras toxinas que podem fazer mal a saúde, como: baixa no sistema imunológico, mal funcionamento do intestino, flatulência, distensão abdominal,  infertilidade, câncer e etc.
A dieta de desintoxicação, nada mais é do que uma alimentação com princípios saudáveis e insenta de toxinas, onde apenas são consumidas frutas preferencialmente orgânicas, sucos naturais, vegetais, alimentos naturais não processados, farelos e chás de ervas. Apesar de ser baseada em alimentos saudáveis, essa dieta não deve ser seguidas por muito tempo, muito menos sem orientação nutricional, pois podem comprometer a saúde por não estar completa, apresentando carências nutricionais como de calorias, algumas vitaminas e minerais necessários a um individuo.
É importante deixar claro que a dieta desintoxicante não deve ser realizada com o objetivo de perda de peso. Vale a pena lembrar que qualquer dieta da moda não propõe uma real reeducação alimentar e que milagres para perda de peso não existem.
Saiba como reduzir o contato com algumas toxinas:
- Preferir alimentos orgânicos;
- Evitar guardar alimentos em potes plásticos e aquecê-los nestes recipientes;
- Preferir alimentos guardados em vidros;
- Evitar produtos cárneos que possivelmente contenham resquícios hormonais;
- Pesquisar nas rotulagens nutricionais se há utilização de corantes;
- Evitar o contato direto de alimentos com o alumínio (ex: panelas, utensílios);
- Evitar alimentos muito coloridos (balas, chicletes, etc.);
- Dê preferência às frutas e verduras da época e de seu tamanho original (pequenas).
Agora que tal incluir um SUCO desintoxicante no seu dia a dia?

SUCO

. Maracujá – 2 unidades
. Limão – 1 unidade
. Couve – 1 folha
. Linhaça – 1 colher sobremesa

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente!
Obs: É importante lembrar que ainda há necessidades de mais estudos nesta área devido muitas controvérsias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja tímida (o), deixe seu comentário!!! Vou ficar super feliz ;-D